O que [não] é uma palestra TEDx

Um evento TEDx é uma oportunidade verdadeiramente única de propagar novas ideias, inspirar e informar. Nosso objetivo é que, através de palestras, apresentações e performances curtas, possamos provocar discussões que possam ser levadas para toda a comunidade através das percepções dos convidados e espectadores – que são os verdadeiros agentes de propagação das ideias apresentadas no palco.

Formato do TED

Assim como todo evento no formato TED, o público pode esperar encontrar uma ampla gama de assuntos que promovam o aprendizado e uma diversidade de vozes das mais variadas áreas. Todo o conteúdo do TEDxJundiaí será voltado para a comunidade e livre de preconceitos, sendo organizado por voluntários da região e, assim como todos os eventos TED, sem qualquer tipo de agenda comercial, religiosa ou política. O foco é estimular conversas, conexões e comunidades.

Mas afinal, o que é uma palestra TEDx?

Um TEDx Talk é uma vitrine para que palestrantes possam apresentar ideias excelentes e bem formuladas em menos de 18 minutos. Estas ideias podem ser uma de duas coisas:

1 – Algo novo e surpreendente; uma ideia ou invenção da qual o público nunca ouviu falar.

2 – Uma grande ideia sobre algo que o público provavelmente já tenha ouvido falar, porém apresentada de uma maneira diferente e única, que somente aquela pessoa, com suas vivências e experiências, poderia apresentar! Algo acompanhado de um novo argumento convincente, que possa desafiar crenças e perspectivas.

Em outras palavras, uma ideia não é apenas uma história, um relato pessoal ou uma lista de fatos. Mesmo que a história seja um exemplo de superação ou experiência incrível, para que ela se torne uma boa ideia ela precisa chegar a uma conclusão maior a partir de evidências e observações.

Variedade de ideias é a regra

No site do TED é possível encontrar os mais variados exemplos de palestras que se encaixam nas duas regras básicas acima. O fato é que nem toda palestra precisa ser igual! As apresentações podem ser de vários tipos, como ilustramos a seguir.

A grande ideia

São palestras que trazem questões novas e marcantes. Alguns exemplos são:

Bryan Stevenson, advogado de direitos humanos estadunidense, compartilha algumas duras verdades sobre o sistema de justiça dos Estados Unidos em uma conversa envolvente e pessoal, porém abordando o tema com alto nível de franqueza, percepção e persuasão.

Chimamanda Ngozi Adichie, romancista nigeriana, explica como nossas vidas e culturas são compostas de muitas histórias que se sobrepõem. A partir da história de como ela encontrou sua autêntica voz cultural, ela adverte que, se ouvirmos apenas uma única história sobre outra pessoa ou país, corremos o risco de um grave mal-entendido.

A demonstração de tecnologia

Apresentação de uma invenção feita pelo(a) palestrante ou a qual ele(a) esteja envolvido de alguma forma. Por exemplo:

Tan Le, CEO da EMOTIV, apresenta a surpreendente nova interface de computador que lê as ondas cerebrais de seu usuário, tornando possível controlar objetos virtuais, e até eletrônicos físicos, com meros pensamentos (e um pouco de concentração). Ela demonstra o fone de ouvido e fala sobre suas aplicações de longo alcance.

A performance

Música, dança, mágica, teatro de marionetes… o objetivo é cativar o público. Um exemplo:

Pilobolus, companhia de dança colaborativa aclamada por sua mistura de humor, invenção e drama. Inspirando-se na biologia (quantos grupos de dança dariam a si mesmos o nome de um fungo que se desenvolve em esterco de vaca?), Pilobolus criou um vocabulário de dança próprio. Nesta apresentação, Simbiose, os artistas apresentam, através da dança, o nascimento de um relacionamento… ou seria a coevolução de espécies simbióticas?

O testemunho artístico

Nessas palestras, artistas mostram sua arte e explicam o significado e o processo por trás do que criam. Exemplo:

Liu Bolin, artista de Pequim que comenta silenciosamente sobre as condições sociopolíticas modernas, desaparecendo em sua arte.

As palestras “Eureka!”

Essas palestras são principalmente sobre o espanto da ciência e da descoberta. Exemplos:

Janna Levin, professora de física e astronomia em Barnard, ensina que o universo tem uma trilha sonora – uma composição sônica que registra alguns dos eventos mais dramáticos do espaço sideral. (Buracos negros, por exemplo, batem no espaço-tempo como um tambor.) Uma caminhada sonora acessível e que expande a mente pelo universo.

Yoav Medam está desenvolvendo com sua equipe uma ferramenta para cirurgia sem incisão por meio de ultrassom focalizado, que pode tratar problemas como lesões cerebrais, miomas uterinos e vários tipos de tumores cancerígenos.

A pequena ideia

Essas palestras não são sobre uma grande ideia que mudará o mundo, mas sim uma abordagem muito envolvente de um tópico interessante.

Joe Smith explica que, se você usa toalhas de papel para secar as mãos todos os dias, é provável que esteja fazendo isso errado. Nesta breve e divertida palestra, Joe revela o truque para aperfeiçoar a técnica da toalha de papel.

A palestra “problema”

Essas palestras trazem ao público um problema sobre o qual talvez não saibamos muito. Exemplos:

Rodrigo Canales quer entender como os indivíduos influenciam organizações ou sistemas – mesmo aqueles tão complexos quanto os cartéis de drogas mexicanos. Somos todos cúmplices, diz o professor de Yale nesta destemida palestra que vira de cabeça para baixo a sabedoria convencional sobre os cartéis de drogas.

Rose George, jornalista, explica que quase tudo o que possuímos e usamos, em algum momento, chegou até nós em navios porta-contêineres, através de uma vasta rede de rotas oceânicas e portos que a maioria de nós não sabe quase nada. A jornalista Rose George nos leva ao mundo da navegação – a base da civilização do consumo.

O que esperar do TEDxJundiaí

O TEDxJundiaí seguirá as diretrizes oficias de conteúdo para trazer uma verdadeira experiência TEDxTalks! Isso significa, portanto, um evento sem agendas comerciais, políticas ou retórica inflamatória. A regra é informar e inspirar, sem fomentar qualquer tipo de pauta religiosa ou afirmações pseudocientíficas.

A partir do trabalho de curadoria e consulta à comunidade via formulário, encontramos diversos temas e ideias inspiradoras de pessoas ligadas à região de Jundiaí. “Temos a certeza de que conseguiremos manter a qualidade e variedade de ideias exigidas pela licença TED por inúmeros eventos no futuro! O mais difícil para nós foi separar apenas dez nomes para serem os palestrantes deste nosso primeiro evento, o Territórios”, afirma o organizador licenciado do TEDxJundiaí, Rafael Testa.

Vale frisar que a escolha dos palestrantes foi baseada na proximidade com o tema proposto, além da preocupação em manter a diversidade de temas, ideias, vieses e pessoas. “Entendemos que todo conhecimento, por mais imparcial e científico que seja, parte de vivências e visões de mundos distintas… e isso não é um problema quando estas visões são apresentadas ao público de maneira clara e objetiva. A validade e cientificidade de tais conhecimentos não são necessariamente comprometidas, pois a pluralidade de perspectivas, quando bem fundamentadas, enriquece a compreensão da realidade e estimula a busca por uma visão mais abrangente e precisa”, completa o organizador.

O evento será gravado no dia 30 de Setembro, no Espaço Expressa Jundiaí, e conta com a ajuda de diversos voluntários engajados em trazer para a região um evento que virou sinônimo de qualidade e diversidade. Acompanhe nossas publicações para se manter informado!

1 comentário

  1. Sensacional a oportunidade que a cidade de Jundiaí recebe em ser pioneira do evento no Brasil.

    Reforça a vocação que nossa cidade tem em tornar-se uma referência para os novos modelos de eventos e comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *