Por Carlos Santiago.
A Sala Glória Rocha foi palco, na noite desta quinta-feira (16), da terceira edição do TEDx Jundiaí. Regido sob o tema ‘Essência’, o evento é promovido com a curadoria da gestora cultural Tainan Franco e de Rafael Testa, professor de Filosofia e pesquisador associado de Lógica da Unicamp
“O TEDx é, basicamente, uma construção de ideias que têm diversos pontos em comum – inclusive a busca pela comoção das pessoas através das histórias que são trazidas e das experiências que são compartilhadas”, resumem Tainan e Rafael Testa.
A noite começou com uma proposta de mergulho no próprio interior. A monja Gen Kelsang Chime, professora residente do Centro Kadampa Vajrayogini, em Jundiaí, enlevou a plateia em um exercício de meditação, respiração e reflexão.
Fisioterapeuta e convertido em atleta paralímpico de alto rendimento no arremesso de peso e lançamento de dardo, depois de ter uma perna amputada após acidente de trânsito em 2004, Ivan França foi o segundo convidado do evento. O jundiaiense lembrou das dificuldades superadas e da opção própria por seguir em frente, com disciplina, coragem e amor pela própria vida.
A professora doutora Vivian Rio Stella foi convidada para falar sobre algumas paixões: comunicação e linguagem, a necessidade de atenção e foco em cada contexto das diversas situações e interações entre os grupos sociais.
A psicóloga clínica Patrícia Galante evidenciou outro aspecto para que se desenvolva uma comunicação plena: a necessidade cada vez maior de que sejamos ouvintes na nossa essência, uma prática que, se bem executada, reflete em acolher e reconhecer aquele com quem estamos.
O jornalista e professor Felipe Schadt compartilhou experiências vividas em salas de aula com um projeto de jornal na escola ao qual ele denominou o que seria o próprio objeto de Mestrado: a Educomunicação, propondo conceitos e práticas da Comunicação para reforçar processos de aprendizagem.
O guitarrista da banda Sepultura Andreas Kisser foi ao palco do TEDx Jundiaí para exortar a sociedade brasileira a discutir as questões sociais e familiares dos momentos que antecedem a morte de uma pessoa próxima.
Após acompanhar os estágios finais do câncer da esposa Patrícia, Kisser se viu refletindo sobre a necessidade de o Brasil discutir com seriedade questões como cuidados paliativos, a possibilidade de eutanásia para pacientes terminais e, fundamental, a chance de conceder dignidade àqueles que amamos e que perderemos, inevitavelmente.
Ao final, Kisser agradeceu, fez uma reverência e despediu-se, como num encerramento de show. A necessidade urgente da discussão sobre a morte ficou estendida sobre o tapete vermelho do TEDX Jundiaí.